Que Desenvolvimento Queremos? / What Development do We Want?

25/01/2012 13:37

Por Rodrigo Schoeller de Moraes.

RESUMO

 

O presente artigo fomenta uma reflexão sobre que desenvolvimento queremos. Busca diferenciar crescimento de desenvolvimento. Contextualiza o desenvolvimento no âmbito local e global, principalmente perante os modelos econômicos baseados no desrespeito aos Direitos Humanos (notadamente no que diz respeito à mão-de-obra) e na depredação do Meio Ambiente. Afirma que nós participamos desse modelo e que estruturas e sistemas são estabelecidos para mantê-lo. Refere a indispensabilidade de água para produção de bens de consumo e o posicionamento estratégico do Brasil.

Articula que para existir desenvolvimento é necessário atender as necessidades. Na busca de efetividade, sustentabilidade, equidade e paz, interna e externa, propõe seja fomentada a adoção da metodologia de Planejamento e de Gestão Sistêmicos (PGS) que, a partir do(s) foco(s) prioritário(s) escolhido(s), possibilita atender as necessidades fisiológicas, psicológicas e de auto-realização, dando relevância ao contexto familiar e aos impactos proporcionais nos três eixos da sustentabilidade (econômico, social – saúde, educação, cidadania e segurança - e ambiental). Isso, de modo a gerar efeitos públicos, que exigem e favorecem a formação de redes de cooperação, integrando os três setores (público, privado e sociedade civil organizada) e a comunidade em geral. O artigo articula, ainda, que, dessa forma, são gerados valores que se refletem no Desenvolvimento Harmônico e Sustentável (DHS)

Na busca de uma implementação prática do articulado, o artigo expõe sobre o quadro institucional existente e a respeito das redes de cooperação. Enfoca o Sistema de Justiça que intervêm, notadamente no caso de políticas públicas inefetivas, afetando diretamente o rumo do desenvolvimento que queremos.

Baixar/Visualizar Artigo: Artigo - Que Desenvolvimento Queremos - Rodrigo Schoeller de Moraes.doc (574 kB)

 

ABSTRACT

 

I - The Context of Development

After 20 years of United Nations Conference on Environment and Development held in Rio de Janeiro, between days 03 to June 14, 1992 (the conference became known as Eco-92), we believe that it is crucial to make a question: What development do we want?

 

Download Article: Article - What development do we want.doc (32 kB)